Os primórdios da Missão Católica Polonesa no Brasil devem ser vistos na nomeação do seu primeiro reitor. Nos documentos acessíveis (Arquivo dos Padres Vicentinos − CM em Curitiba, Arquivo da Província da Sociedade de Cristo no Brasil) não encontrei um documento específico instituindo a Missão. Dos documentos a que tive acesso resulta que por sugestão do arcebispo Dom José Gawlina, protetor da emigração polonesa residente em Roma, no dia 4 de fevereiro de 1953 o Pe. Ludovico Bronny CM, visitador dos padres vicentinos, foi nomeado pela Congregação Consistorial missionário dos emigrantes poloneses no Brasil. A nomeação foi assinada pelo cardeal Adeodato Giovanni Piazza, responsável por essa Congregação da Santa Sé. Tradicionalmente, nas condições da pastoral emigratória polonesa, essa função tem sido identificada com a de reitor. A partir desse momento toda a correspondência enviada ao Pe. Ludovico Bronny e a cada um dos seus sucessivos sucessores era endereçada como ao reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil. Assim, pois, a data de 4 de fevereiro de 1953 deve ser considerada como o início da organização de uma pastoral polonesa especial no Brasil. Isso aconteceu graças aos empenhos do incansável arcebispo Dom José Gawlina.
Após os padres vicentinos (Pe. Ludovico Bronny 1953-1956, Pe. Estanislau Piasecki 1956-1959, Pe. João Pałka 1959-1961 e Pe. João Pitoń 1962-1972), o reitorado da Missão Católica Polonesa foi transferido aos padres da Sociedade de Cristo. Como o primeiro reitor da nossa congregação, foi nomeado no dia 26 de agosto de 1972 o Pe. Paulo Piotrowski SChr pelo bispo Dom Ladislau Rubin, delegado do Primaz da Polônia para assuntos da pastoral emigratória. Após a renúncia do Pe. Paulo Piotrowski SChr (1972-1976) ao cargo de responsável pela pastoral polônica, no dia 8 de novembro de 1976 o mesmo bispo Dom Ladislau Rubin nomeou o Pe. Benedito Grzymkowski SChr como reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil (1976-2009). Por sua vez o arcebispo Dom José Michalik − presidente da Conferência do Episcopado da Polônia enviou uma correspondência (do dia 29 de maio de 2009) ao Pe. Zdzislaw Malczewski SChr dando conta da sua confirmação pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (carta do dia 3 de abril de 2009 enviada ao presidente da Conferência do Episcopado da Polônia) como reitor da Missão Católica Polonesa.
Por iniciativa do reitor da MCP, desde julho do ano passado está sendo realizada no Brasil a peregrinação das relíquias do beato João Paulo II. As relíquias visitam as comunidades polônicas, bem como (segundo os pedidos que chegam à reitoria) as paróquias locais e as congregações religiosas. Os relatos enviados são muito edificantes, testemunhando o permanente amor dos polônicos e brasileiros a “João de Deus”, como o Santo Padre tem sido chamado durante a sua primeira peregrinação apostólica ao Brasil em 1980. Os relatos que chegam testemunham igualmente as graças recebidas pela intercessão do beato João Paulo II.
Atualmente a Missão Católica Polonesa no Brasil está publicando dois periódicos. Um de caráter científico, com o título de Polonicus e uma tiragem de 300 exemplares, e o outro − Echo Polonii Brazylijskiej (Eco da Comunidade Polônica Brasileira), numa tiragem de 500 exemplares, que é ao mesmo tempo a única publicação em língua polonesa existente atualmente no país.
No âmbito da preparação para o jubileu dos 60 anos da MCP, foram cunhadas em Częstochowa algumas dezenas de medalhas comemorativas. No lado com a inscrição polonesa aparece a figura de Nossa Senhora de Monte Claro e a Águia Branca, bem como o texto “Para que nenhum compatriota se perca no estrangeiro” − do cardeal Augusto Hlond, Primaz da Polônia. Em volta da medalha figura a legenda: “60 anos da Missão Católica Polonesa no Brasil (4.2.1953 - 4.2.2113)”. Por sua vez no lado da medalha com a inscrição em português, tendo como fundo o mapa do Brasil aparece a figura de N. S. Aparecida, Padroeira do Brasil, e o texto: “Os poloneses e seus descendentes, fiéis à sua fé, à sua piedade mariana e às suas tradições, enriquecem espiritualmente a Igreja no Brasil”. Durante a solenidade jubilar as medalhas serão entregues, com um apropriado diploma, a todos aqueles que apoiam a realização das tarefas da Missão Católica Polonesa. Além disso, na editora Hlondianum, em Poznań, imprimimos com uma adequada oração e uma inscrição comemorativa 6.500 santinhos com a imagem de Nossa Senhora do Monte Claro. Esses santinhos serão distribuídos durante a mencionada solenidade, bem como aos polônicos que com frequência se dirigem à MCP pedindo que lhes seja fornecida uma imagem de Nossa Senhora do Monte Claro.
Em razão das férias de verão no Brasil, depois − da realização da Semana Missionária nas dioceses, como preparação direta para a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro e a realização desse importante evento na vida da Igreja, decidimos transferir as solenidades jubilares da MCP para um período ulterior.
Convidamos para uma visita às nossas vitrines bilíngues na internet:
Zdzislaw MALCZEWSKI SChr
Endereço
Porto Alegre-RS
Av. Presidente Franklin D. Roosevelt, 920 | CEP 90230-002
Contato
Tel.: (51) 99407-4242
(51) 3024 - 6504
email: revista@polonicus.com.br