Com alegria e emoção os brasileiros rezam pela intercessão do Beato João Paulo II, cuja memória continua no Brasil muito viva. Está em curso uma peregrinação das suas relíquias pelo país. A pedido de sacerdotes polônicos, as relíquias peregrinam até algumas paróquias, onde os fiéis lhes prestam homenagem e rezam, pedindo a intercessão do Papa polonês.
No dia 21 de outubro deste ano as relíquias do Beato João Paulo II iniciaram a sua peregrinação no estado do Rio Grande do Sul. Nesse dia, por ocasião do encerramento da feira municipal EXPOIJUÍ e do festival nacional de diversas culturas FENADI, realizado por vários grupos étnicos na cidade de Ijuí, o reitor de Missão Católica Polonesa no Brasil celebrou uma missa solene na área do parque de exposições. Antes do início da celebração, realizou-se uma procissão com as relíquias do Beato desde a Casa Polonesa Karol Wojtyła até o altar campal. A procissão foi acompanhada por jovens polônicos vestindo trajes regionais poloneses. Os fiéis reunidos no anfiteatro, representando diversos grupos étnicos, receberam as relíquias com uma cordial e entusiástica recepção. Após o término da missa, as relíquias permaneceram no local por algum tempo, para que os fiéis pudessem fazer diante delas as suas orações pessoais.
No decorrer das próximas semanas, as relíquias do Beato João Paulo II visitarão diversas comunidades pertencentes à paróquia do Sagrado Coração de Jesus em Ijuí, onde reside uma grande percentagem de colonos de origem polonesa. Posteriormente as relíquias visitarão outras três paróquias do município.
Para o próximo ano, estamos planejando a peregrinação das relíquias nas paróquias pessoais e capelanias polonesas de cidades como Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Depois disso, será realizada a peregrinação a comunidades em diversos estados brasileiros onde vivem descendentes dos colonos poloneses, bem como a paróquias brasileiras, de acordo com o desejo dos sacerdotes que as dirigem.
A comunidade polônica brasileira tem uma grande dívida de gratidão diante do Beato João Paulo II. Após a eleição do cardeal Karol Wojtyła para a sé de Pedro e o seu encontro com a colônia polonesa em Curitiba, durante a sua primeira visita apostólica ao Brasil, as pessoas de origem polonesa começaram a exteriorizar e enfatizar com orgulho o seu polonismo. É por isso que o contato dos fiéis de origem polonesa com as relíquias do Beato João Paulo II é assinalado pelo amor, por uma alegria de fé repleta de gratidão e pela profunda oração!
Zdzislaw MALCZEWSKI SChr
(Radio Vaticano, 24.10.12)
Endereço
Porto Alegre-RS
Av. Presidente Franklin D. Roosevelt, 920 | CEP 90230-002
Contato
Tel.: (51) 99407-4242
(51) 3024 - 6504
email: revista@polonicus.com.br