Atividades




Efemérides anteriores



2020:

Em nome de DEUS iniciamos este ano de 2020
 
 
Maio:
27.Conversa por videoconferência dos Presidentes da Polônia e do Brasil
Em conversa hoje, 27 de maio, os presidentes do Brasil e da Polônia, Jair Bolsonaro e Andrzej Duda, congratularam-se pelo centenário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países. Na ocasião, confirmaram o desejo de aprofundar a cooperação bilateral em prol da prosperidade de seus povos e do fortalecimento da posição internacional de ambos os países.
 
Há 100 anos, a formalização do relacionamento bilateral reforçava os laços de amizade que uniam os povos das duas nações. A partir das últimas décadas do século XIX, fluxos sucessivos de imigrantes poloneses já chegavam ao Brasil, aportando significativa contribuição ao desenvolvimento do País e dando origem à segunda maior comunidade de descendentes de poloneses no mundo.
Recentemente, Brasil e Polônia têm estreitado, ainda mais, a colaboração em torno da comunhão de valores e da defesa da liberdade, da democracia e da economia de mercado. Os encontros de alto nível entre autoridades dos dois países têm sido cada vez mais frequentes, conferindo lastro político a iniciativas nos planos bilateral e multilateral. O diálogo entre os dois países tem-se intensificado em áreas como defesa, cultura, educação e esportes.
A conversa dos presidentes abrangeu também as consequências globais da pandemia, especialmente no contexto da coordenação econômica em foros como o G20 e a Iniciativa Três Mares, e à luz de novas conexões da economia global. Os líderes do Brasil e da Polônia enfatizaram que ambos os países estão dispostos a intensificar as relações econômicas e de investimento bilaterais, o que contribuirá para a superação da crise.
No plano internacional, Brasil e Polônia colaboram estreitamente no âmbito do Processo de Varsóvia e no contexto das Nações Unidas promovem iniciativas como a "Aliança para a Liberdade Religiosa" e a "Parceria para as Famílias", que refletem o apreço mútuo pela liberdade e os valores que embasam a formação de nossas sociedades. (De: www.gov.pl)
 
 
14. No hospital em Salvador (Bahia) faleceu Dom Czeslaw Stanula CSsR, bispo emérito da Itabuna-BA. Nascido na Polônia, passou 54 anos como misionário na Argentina e no Brasil! No dia seguinte foi enterrado, com respeito a todas as exigências sanitárias por causa da pandemia, no cemitério Jardim de Saudade em Salvador (Bahia) RiP!

 
 
Março:
25. Recebemos da Embaixada da República da Polônia em Brasília uma simpática correspondência dirigida aos missionários polneses que realizam a missão religiosa no Brasil:
 
 
Reverendos Bispos e Padres,
A Embaixada da República da Polônia cumprimenta atenciosamente os Senhores e vem, por este meio, colocar-nos à disposição para qualquer tipo de auxílio que julgarem necessário neste momento de pandemia que assola a humanidade. 
 
Sintam-se acolhidos por esta Missão Diplomática, e tenham liberdade para nos contatar em qualquer eventualidade ou emergência através do telefone 61-98143.1200 ou através do e-mail brasilia.consular@msz.gov.pl
Pedimos gentilmente que estas informações sejam partilhadas aos outros contatos de padres poloneses que os Senhores conhecem.
 
A Embaixada da República da Polônia renova os melhores votos de estima e consideração, desejando boa saúde aos Senhores.
 
 
Janeiro:
25. A Arquidiocese do Rio de Janeiro ganhou mais um bispo auxiliar. Monsenhor Tiago Stanislaw, nomeado pelo Papa Francisco no dia 4 de dezembro, bispo titular de “Aulona” e auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro, foi ordenado durante S. Missa na Catedral de São Sebastião, no Centro, presidida pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta. 
 
Natural de Gdów, na Polônia, monsenhor Tiago, cujo nome de batismo é Zdzislaw Stanislaw Blaszczyk, tem 50 anos, e fez seus estudos no Seminário Maior da Arquidiocese de Cracóvia e mestrado na Pontifícia Academia de Teologia, também na Cracóvia.
 
Recebeu a ordenação sacerdotal no dia 14 de maio de 1994, trabalhou como vigário paroquial nas paróquias São Pedro e São Paulo, em Bolechowice, e da Exaltação da Santa Cruz, na Cracóvia.
 
Nesta solenidade da ordenação participou card. Stanislaw Dziwisz - arcebispo emérito de Cracóvia.
 
Em 2000, como padre missionário diocesano “Fidei Donum”, mudou para a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Trabalhou como pároco na Paróquia São Judas Tadeu, em Bangu, e na Paróquia São Pedro do Mar, no Recreio dos Bandeirantes.
 
 
 

17. Os solenes festejos de 30 anos da instituição da Braspol se iniciaram à noite, com uma Missa concelebrada na centenária igreja de S. Miguel em Tomas Coelho, construída pelos colonos poloneses. A Missa foi presidida pelo Pe. Zdzislaw − reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil, que também pronunciou na ocasião um apropriado sermão. Foram concelebrantes: o Pe. Casimiro Długosz SChr − provincial da Sociedade de Cristo na América do Sul, o Pe. Odair Miguel Gonsalves dos Santos CM − provincial dos Padres Vicentinos e o Pe. Lourenço Biernaski CM. Digno de enfatizar é o fato de que os Padres Vicentinos (Congregação da Missão) exercem o ministério pastoral entre os fiéis da comunidade local, bem como na cidade de Araucária, que é sede das autoridades municipais. Durante a celebração, todos os cânticos em língua polonesa foram executados pelo coral “Dzień Polski” (Dia Polonês). Uma das leituras foi lida em língua polonesa, bem como a Oração dos Fiéis. Vale a pena assinalar que, apesar da sucessão de tantas gerações dos colonos poloneses, a língua trazida da longínqua Polônia ainda é utilizada por muitos moradores da colônia Tomás Coelho. 

Após o término da solene Missa de ação de graças pela existência e atividade da Braspol, todos nos dirigimos ao salão próximo, onde se realizou o jantar. Na entrada do salão, jovens em trajes regionais cracovianos saudavam com pão e sal os que entravam. Trata-se de um dos costumes que se preservou por todo o período da colonização polonesa em muitas colônias polonesas situadas em diversos estados da Federação Brasileira. Deseja ler toda a reportagem? Clique, por favor, aqui!

 

 

Endereço

Porto Alegre-RS
Av. Presidente Franklin D. Roosevelt, 920 | CEP 90230-002

Contato

Tel.: (51) 99407-4242
(51) 3024 - 6504


email: revista@polonicus.com.br