Projeções-1.

Jogar gratuitamente no site de Betmaster cassino "Caca Niquel Halloween" Aqui no site CacaNiquelHalloween.com os amantes de jogos de caça niqueis Halloween encontram as melhores opções de jogos online totalmente gratis, nós trazemos a todos os nossos visitantes muita emoção e diversão 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. Aproveite todas as nossas opções de jogos grátis ...

Número 1

Editorial da 1º Edição

Brasil e Polônia: dois países tão distantes geograficamente, tão diferentes sob diversos aspectos. Mas ao mesmo tempo tão próximos. As histórias dos nossos países nos distanciam e também nos aproximam um ao outro.

Queremos dizer com toda a clareza que os problemas poloneses têm encontrado no Brasil muita simpatia, compreensão e apoio. Por exemplo o Ministro Plenipotenciário da Polônia Tadeusz Grabowski, vendo este clima tão favorável neste país e entre os seus cidadãos em relação à Polônia, com a colaboração de influentes Amigos Brasileiros fundou no Rio de Janeiro a organização que recebeu o nome: Sociedade Polono-Brasileira „Kosciuszko”. A sociedade foi fundada dia 24 de julho de 1929. O primeiro presidente dessa organização foi o Ministro Rodrigo Octavio, vice-presidente – Ministro Tadeusz Grabowski, segundo vice-presidente – Prof. Aloysio de Castro, tesoureiro – Eugenio Findling, secretária – Carmem de Faro Lacerda. Entre os colaboradores encontramos autoridades como: José Mattozo Maia Forte, Senador Manoel de Carvalho, General Ivo Soares, Prof. Gastão Bahiana, Maria Eugenio Celso, Ubaldo Soares, Duque Candido Mendes de Almeida. A Sociedade Polono-Brasileira „Kosciuszko” aceitou como principal finalidade a aproximação cultural e econômica entre o Brasil e a Polônia, como também a colaboração recíproca no desenvolvimento intelectual e econômico entre esses países. A Sociedade „Kosciuszko”, para informar a população local sobre problemas poloneses, colaborava com a revista “Brasil – Polônia”. Vale a pena lembrar neste momento que o primeiro número dessa revista apareceu dia 15 de agosto de 1921 no Rio de Janeiro. O primeiro redator foi Leoncio Correia, um conhecido poeta brasileiro. O volume desta edição no período de 15 de agosto de 1921 até 1 de março de 1923 era de 500 exemplares. A propaganda da Polônia foi a característica principal dessa revista. Com o tempo a revista passou a ser editada pela Sociedade Polono-Brasileira “Kosciuszko”, chegando a 1000 exemplares. A edição redigida em língua portuguesa tinha caráter de informação e propaganda dos interesses poloneses. O último número da revista „Brasil – Polônia” apareceu como triplo, dos meses novembro, dezembro de 1937 e janeiro de 1938.

Desejamos também destacar aqui que a comunidade polonesa no Paraná, sobretudo em Curitiba, editava um periódico dedicado sobretudo à história da emigração polonesa ao Brasil. Este periódico, chamado „Anais da Comunidade Brasileiro-Polonesa”, foi editado entre 1971 e 1984 em Curitiba, pelo Comitê das festividades do centenário da imigração polonesa no Paraná.

A nova revista que o Prezado Leitor tem nas suas mãos de certa forma deseja continuar aquela linha de pensamento e trabalho realizados pelas edições acima citadas: revista „Brasil – Polônia” e „Anais da Comunidade Brasileiro-Polonesa”.

Conforme os nossos planos, esta revista deve ser uma revista brasileiro-polônica e representará: o âmbito polônico-brasileiro, intelectuais brasileiros interessados em questões brasileiro-polonesas, como também aqueles que demonstram seu interesse pela Polônia. Por fim esta revista representará o âmbito de intelectuais poloneses interessados em questões brasileiras. Além disso, a nossa revista pode ser um meio que – de certa forma – dará um apoio intelectual para os já existentes contatos amistosos entre o Brasil e a Polônia. Mas quremos dizer que esta revista ficará fora de qualquer interesse, articulação e combinação política que possa existir no ambiente polônico-brasileiro. Graças à colaboração de intelectuais brasileiros e poloneses, a nossa revista pode se tornar um agente despertador de colaboradores sobre um tema tão importante como é a realidade polônico-brasileira, relações e colaborações: cultural, acadêmica, intelectual entre a Polônia e o Brasil.

Agora caberá ao Estimado Leitor avaliar – a partir da leitura deste primeiro número da nossa revista – se os autores dos artigos conseguiram atingir esse objetivo.

Almejamos ao Prezado Leitor que tenha uma boa, agradável e frutuosa leitura.

Zdzislaw Malczewski SChr – Redator

Í n d i c e

Carta do Dr. Jaime Lerner – Governador do Paraná

Carta do Reitor da Universidade de Varsóvia

Editorial

I. Estudos e projetos

1. Ruy C. Wachowicz – ASPECTOS DA IMIGRAÇÃO POLONESA NO BRASIL

2. Benedykt Grzymkowski SChr. – A BRASPOL RUMO AO IV CONGRESSO POLÔNICO NO ANO 2000 EM CURITIBA

3. REITOR DA UNIVERSIDADE DE VARSÓVIA EM CURITIBA PARANÁ E A UNIVERSIDADE DE VARSÓVIA: PERCEPÇÕES, EXPERIÊNCIAS E PROJEÇÕES PARA O FUTURO

II. Reflexões

1. Andrzej Dembicz – A POLONIA, O BRASIL E OS ESTUDOS LATINO-AMERICANOS

2. Henryk Siewierski – DIVERGÊNCIAS CHOPINIANAS: MÁRIO DE ANDRADE E OTTO MARIA CARPEAUX

3. Tomasz Lychowski – 150 ANOS DA MORTE DE F. CHOPIN

III. Apresentação de vultos e instituições

1. Zdzislaw Malczewski SChr – 40 ANOS DA ATUAÇÃO DA SOCIEDADE DE CRISTO NO BRASIL

2. Ruy C. Wachowicz – DURSKI: PAI DA EDUCAÇÃO POLONESA NO BRASIL

IV. Livros

1. Ruy C. Wachowicz – GARCEZ, Neusa Cidade. Colonização e imigração em Erechim: a saga das famílias polonesas (1900-1950), Erechim – RS. ed. Edelbra. 1997. 188p.

2. Mariano Kawka – PSZDZIMIRSKI, Selma. VIRMOND colonização e desenvolvimento. Varsóvia 1998.

3. Regina Przybycien – SIEWIERSKI, Henryk, (org.). Adam Mickiewicz: um poeta peregrino. Brasília: Oficina Editorial do Instituto de Letras, UnB, 1998, 63 p.

V. Crônicas

a. Atividades brasileiro-polônicas

1. Mariano Kawka – ACEPOL COMEMORA O BICENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE MICKIEWICZ EM SANTO ÂNGELO

2. Mariusz Malinowski – A PASTORAL POLONESA NA AMÉRICA LATINA – CONFERÊNCIA NA UNIVERSIDADE DE VARSÓVIA

b. Relações Brasil – Polônia: Ano de 1998