Jogar gratuitamente no site de Betmaster cassino "Caca Niquel Halloween" Aqui no site CacaNiquelHalloween.com os amantes de jogos de caça niqueis Halloween encontram as melhores opções de jogos online totalmente gratis, nós trazemos a todos os nossos visitantes muita emoção e diversão 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. Aproveite todas as nossas opções de jogos grátis ...

CRÔNICAS 2022 – INFORMAÇÕES

Junho:
22. Parabéns à LOT Polish Airlines – mais um E190 para a sua frota! Com 40 E-Jets, a LOT é a segunda maior operadora de E-Jets na Europa. A companhia aérea adquiriu seu primeiro E-Jet em 2004. O mais recente E190 tem 106 assentos e está voando entre Varsóvia e outras cidades da Europa. #WeAreEmbraer #EmbraerStories.

Maio:
26. No ano do bicentenário da independência do Brasil, a Embaixada do Brasil em Varsóvia organizou a 1ª edição do Festival de Filmes em Língua Portuguesa “Maré” no Cinema Muranów em Varsóvia. O festival é organizado pelas Embaixadas do Brasil e de Portugal em Varsóvia e pelo Instituto Camões em Varsóvia. Foram apresentados dois filmes de longa metragem vencedores de prêmios internacionais:
No programa:
18:00-19:30 – Listen (prod. Portugal, dir. Ana Rocha de Sousa)
O filme nos dará uma visão da vida de uma família portuguesa no Reino Unido, numa situação financeira difícil e a lutar contra o sistema de segurança social britânico, muitas vezes impiedoso e cruel. É um retrato pungente da maternidade e da deficiência contada do ponto de vista feminino.
20:00-22:00 – Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos (prod. Brasil & Portugal, dir. João Salavariza, Renée Nader Messora)
Os realizadores nos levarão à selva brasileira, onde iremos observar a vida do grupo étnico Krahô. Acompanharemos Ihjãc de 15 anos e o seu conflito entre a cultura e o sistema de valores criados na sua aldeia natal e os que prevalecem nas cidades brasileiras.
Os filmes foram exibidos com legendas em polonês.

30. Cerimônia de premiação durante o Uranium Film Festival do Rio de Janeiro, com a presença do Embaixador da Polônia no Brasil, Jakub Skiba, e do excelente diretor e multiartista, Lech Majewski, com mostra do seu filme “Vale dos Deuses” (“Dolina Bogów”). O Sr. Majewski recebeu o troféu do Festival na categoria de melhor longa-metragem de ficção.

Abril :
20. Realizou-se o encontro on-line do Bispo Dom Pedro Turzyński, novo Delegado da Conferência do Episcopado da Polônia para a Pastoral dos Emigrados Poloneses, com os reitores das Missões Católicas Polonesas e os coordenadores da pastoral polônica. O encontro durou duas horas. Cada participante teve a ocasião de conhecer o hierarca polonês, mas também de apresentar a realidade da comunidade polônica em seu país de residência. Uma boa iniciativa, também útil para os participantes desse encontro. Vale a pena lembrar que o Bispo Dom Pedro Turzyński foi escolhido pela Conferência do Episcopado da Polônia no lugar do Bispo Dom Wiesław Lechowicz, que foi nomeado pelo Papa Francisco bispo campal do Exército Polonês. O Bispo Dom Lechowicz deixou entre nós, sacerdotes polônicos, agradáveis lembranças dos diversos encontros, bem como das visitas às comunidades polônicas em nossos países, onde estamos desenvolvendo a pastoral polônica Ao nosso novo Delegado da CEP, Dom Pedro Turzyński, formulamos votos de graças divinas e de forças para cumprir a missão de „pároco da comunidade polônica mundial”.

22. O Embaixador do Brasil Hadil Rocha Vianna encerrou sua missão diplomática na Polônia. O novo Embaixador, Haroldo de Macedo Ribeiro, recém-chegado à Polônia, entregou cópias das cartas credenciais ao Ministro Marcin Przydacz, Subsecretário do Estado para Política de Segurança, Política Americana, Asiática e Oriental, como o primeiro ato para assumir integralmente a função de representante do Brasil junto ao governo polonês.
Durante o encontro foram discutidos planos de intensificação das relações econômicas Brasil-Polônia. Também foram tratados temas referentes ao recebimento de refugiados ucranianos pelo Brasil.

De 28 de abril a 28 de agosto, no Museu Nacional de Gdańsk, está aberta a exposição “August Zamoyski. Pensador em pedra”, dedicada ao grande escultor polonês que viveu a sua vida entre a Polônia, o Brasil e a França. O projeto conta com o patrocínio honorário da Embaixada do Brasil, Embaixada da França e do Ministério da Cultura e Patrimônio Nacional da Polônia. Mais detalhes (em polonês, inglês e ucraniano) no site http://www.mng.gda.pl/…/august-zamoyski-myslec-w-kamieniu/

30. Em Varsóvia realizou-se um simpósio sobre o tema: „O papel da pastoral na preservação da identidade nacional fora das fronteiras do país”, organizado pela Associação „Wspólnota Polska”. Participaram do evento, entre outros, o Bispo Dom Wiesław Lechowicz – Ordinário Campal do Exército Polonês e o Bispo Dom Pedro Turzyński – novo Delegado da Conferência do Episcopado da Polônia para a Pastoral dos Emigrados Poloneses. Na véspera do simpósio, o Pe. Zdzislaw Malczewski SChr, reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil, gravou uma mensagem de 7 minutos a respeito da realidade da coletividade polônica e da sua pastoral no Brasil. No decorrer do simpósio, mensagens com a gravação do Pe. Zdzislaw e de alguns sacerdotes polônicos de diversaas regiões do mundo foram apresentadas aos participantes do encontro.

Março:
02. A equipe na Polônia coordenou a partida de servidores do #Itamaraty de Varsóvia para Lviv, que levam kits de primeira necessidade aos brasileiros em saída das regiões em conflito na #Ucrânia. Em Lviv, esse grupo se somará à equipe da embaixada brasileira na #Ucrânia, para a montagem de centro de apoio a brasileiros que desejem deixar o país.
Siga o #Itamaraty nas redes sociais, para acompanhar o dia a dia dos servidores que vão aonde os brasileiros mais precisam, porque #NinguémFicaPraTrás.

VISTO TEMPORÁRIO – UCRANIANOS
Foi publicada, em 3 de março, a Portaria Interministerial nº 28, que dispõe sobre a concessão do visto temporário e da autorização de residência para fins de acolhida humanitária para nacionais ucranianos e aos apátridas que tenham sido afetados ou deslocados pela situação de conflito armado na Ucrânia. O inteiro teor da Portaria está disponível em http://www.in.gov.br/…/mre-n-28-de-3-de-marco-de-2022…
Integrantes da família do nacional ucraniano que possuem outra nacionalidade que não a ucraniana poderão requerer visto temporário para reunião familiar (http://varsovia.itamaraty.gov.br/…/vitem_xi_-_reuniao…).
Somente as Embaixadas em Varsóvia, Budapeste, Bucareste, Praga e Bratislava estão, no momento, habilitadas a conceder o visto para acolhida humanitária (VITEM III – gratuito).
Para mais informações, entrem em contato pelo e-mail consular.varsovia@itamaraty.gov.br

09. O Ministro Carlos França chegou a Varsóvia, onde cumpre agenda oficial com autoridades polonesas, recebe o avião de ajuda humanitária e encontra-se com brasileiros resgatados da Ucrânia.
O Ministro Carlos França acompanhou aos 9 de março, no aeroporto de Varsóvia, a chegada do KC-390 da Força Aérea Brasileira, com 11,6 t de ajuda humanitária para a Ucrânia. A doação, realizada pela Agência Brasileira de Cooperação, inclui purificadores de água, medicamentos e alimentos.
O Ministro Carlos França acompanhou também o embarque de cerca de 70 brasileiros, seus familiares ucranianos e cidadãos sul-americanos, retirados da Ucrânia. O Chanceler volta com eles ao Brasil no KC-390 da Força Aérea Brasileira. A chegada a Brasília foi prevista para 10/3.

14. O bispo Dom Pedro Turzyński tornou-se o novo Delegado da Conferência do Episcopado da Polônia para a Pastoral dos Emigrados Poloneses no lugar do atual Delegado, o Bispo Dom Wiesław Lechowicz, a quem o Papa Francisco nomeou bispo campal do Exército Polonês. O novo Delegado da CEP para a Pastoral dos Emigrados Poloneses foi escolhido na segunda-feira 14 de março deste ano, no decorrer do primeiro dia das deliberações da 391ª Assembleia Plenária da CEP. Em entrevista à Family News Service, partilhou os seus primeiros sentimentos após a escolha: “Tudo isso é incrível, porque de acordo com os cenários humanos isso devia realizar-se de uma forma diferente, e eu mesmo me admiro que isso tenha acontecido. Sente-se uma inquietação diante de tudo. Aceito isso como proveniente dos planos divinos. Então com a ajuda de Deus será preciso assumir esse desafio e agir de acordo com o que Deus der e com o que for possível” – enfatizou o Bispo Turzyński, que até agora tem realizado variadas tarefas como bispo auxiliar da diocese de Radom. “Todos os dias, por três meses, crismas, visitações, encontros planejados, ações” – enumerou. “Vamos ver como tudo isso poderá ser conciliado. Talvez não seja possível enfrentar de imediato todas essas novas tarefas e obrigações” – acrescentou.
O Bispo Turzyński já teve a oportunidade de encontrar-se com a comunidade polônica em muitos lugares: na Inglaterra, na França, na Itália, nos Estados Unidos. Ele tributa um respeito especial aos poloneses que após a guerra permaneceram fora das fronteiras da Polônia, p. ex. na Lituânia. Como assinala, “trata-se de poloneses que não deixaram a sua terra, mas que lá vivem há séculos. Tenho diante deles o máximo respeito, porque eles preservaram a fé, querem estar junto a Deus, porque preservaram o polonismo, as tradições, a cultura polonesa sendo cidadãos de outros países”.
Em seu novo ministério, o novo Delegado da CEP quer igualmente chegar aos padres que se dedicam ao trabalho em prol da comunidade polônica. “Esta é uma grande obra. Muitas vezes eles deixam os seus familiares, os seus colegas na diocese e se apresentam, porque esta é a necessidade. Eles se apresentam e fazem grandes coisas. Além do espírito cristão, quero enfatizar que é também muito importante o espírito patriótico” – assinalou o Bispo Turzyński.
Quais são as prioridades do novo Delegado da CEP para a pastoral polônica? “Parece-me que é importante que os poloneses se sintam portadores de certa missão, preservando a sua fé, defendendo o coração e a mente, mantendo-os junto a Deus. Somos necessários como o sal da terra, a luz do mundo; como aqueles que pelo testemunho da sua vida vão dizer que a vida humana tem sentido, é preciosa, valiosa. Neste mundo laicizado, quando algumas pessoas vivem como se Deus não existisse, os cristãos, os poloneses têm uma missão a cumprir – pela sua fidelidade a Deus, pelo amor ao próximo. Esse é um testemunho que pode e que deve atrair” – enfatizou o Bispo Dom Pedro Turzyński.
O que o novo Delegado da CEP gostaria de dizer à comunidade polônica mundial, a partir de agora os seus novos “diocesanos”, que são mais de 20 milhões? “Peço muito que vocês rezem por mim e que sejam fiéis à herança que se chama Igreja, cristianismo, e que se chama Polônia” – pediu o Bispo Turzyński.
O novo Delegado da CEP foi ordenado bispo no dia 28 de fevereiro de 2015 na catedral da Proteção da Santíssima Virgem Maria em Radom pelo Bispo Dom Celestino Migliore, na época núncio apostólico na Polônia. Como lema episcopal adotou as palavras: “Ecclesia Mater – Mater Ecclesiae” (Igreja Mãe – Mãe da Igreja).

15. O Pe. Prof. Dr. Mirosław Kalinowski, reitor da Universidade Católica de Lublin (UCL), em companhia do embaixador da Polônia no Brasil Dr. Jakub Skiba, de Sergio Sechinski, cônsul honorário da Polônia no estado do Rio Grande do Sul e do reitor da Missão Católica Polonesa (MCP), dirige-se à reitoria da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), onde, juntamente com o reitor dessa universidade, assina um acordo de cooperação acadêmico-científica. Realizam-se prolongadas diálogos relacionados com os contatos científicos concretos entre essas universidades. Após a parte oficial, na reitoria o lado polonês teve a possibilidade de manter um diálogo com alguns intelectuais da PUC-RS, relacionados com pesquisas a serem em breve realizadas conjuntamente, incluindo a problemática da comunidade polônica no estado do Rio Grande do Sul. O lado brasileiro expressou um grande interesse por essa proposta. Após a volta à Polônia, o padre reitor da UCL enviou ao reitor da MCP no Brasia a sugestão de que a Cátedra Polonesa na PUC-RS fosse denominada: „Centro Polono-Brasileiro de Cultura Europeia João Paulo II”.

Fevereiro:
22. O Embaixador Hadil Rocha Vianna, junto com o Reitor da Universidade Jaguellônica em Carcóvia, Jacek Popiel, e com o Cônsul Honorário do Brasil em Cracóvia, Grzegorz Hajdarowicz, inaugurou na Universidade Jaguellônica o busto de Rui Barbosa. Esse famoso jurista, professor e político brasileiro, sempre reconheceu a determinação e o forte senso de identidade nacional que caracterizaram o povo polonês. Foi seu apreço por estas nobres qualidades que o inspirou a defender, com extraordinário empenho, o direito à soberania da Polônia, particularmente durante a Conferência Internacional de Paz em Haia, em 1907.
O busto de bronze, da autoria de Letícia Dornelles, foi confeccionado pelo Arsenal de Guerra do Exército Brasileiro, a partir do molde da Fundação Casa de Rui Barbosa, do Rio de Janeiro. Os custos de aquisição da matéria-prima foram cobertos por Thiago Cionek, brasileiro de origem polonesa, ex-integrante da seleção polonesa de futebol.
O Reitor da Universidade Jagiellônica, Professor Jacek Popiel, enfatizou que a inauguração do busto deste eminente brasileiro veio em um momento especial, quando a ameaça de guerra na Ucrânia nos lembra as atitudes humanas demonstradas durante a luta polonesa pela independência.
“Rui Barbosa amava a Polônia porque amava, em primeiro lugar, a liberdade”, disse o Embaixador Hadil na cerimônia da inauguração. “Estou convencido de que não haveria melhor lugar para o desvelamento da efígie de Rui Barbosa do que o campus da Universidade Jaguellônica. Esta prestigiosa instituição de ensino, em seus séculos de contribuições à humanidade, em todos os campos do conhecimento, irmana-se a Rui Barbosa na promoção da dignidade humana, no amor pelo conhecimento e na causa da civilização” – explicou o Embaixador do Brasil.

26. A Embaixada do Brasil em Varsóvia informa aos eventuais interessados, na Polônia e na Ucrânia, sobre disposições do governo polonês para apoio a viajantes da Ucrânia para este país, no contexto da entrada de tropas russas na Ucrânia. https://www.gov.pl/…/informacja-dla-uchodzcow-z-ukrainy
Segue tradução não oficial:
INFORMAÇÕES PARA REFUGIADOS DA UCRÂNIA
1 – Se estiver buscando refúgio, vindo do conflito armado na Ucrânia, será autorizado a entrar na Polônia.
2 – Se não lhe for garantido um lugar para ficar na Polônia, dirija-se ao ponto de recepção mais próximo.
3 – Nos pontos de recepção:
– receberá mais informações sobre a sua estadia na Polônia,
– será oferecido alojamento temporário na Polônia,
– receberá uma refeição quente, uma bebida, cuidados médicos básicos e um local para descansar.
O governo polonês também flexibilizou, temporariamente, as restrições de ingresso no país, de pessoas procedentes da Ucrânia, no contexto da pandemia do covid-19.
Segue tradução não oficial:
Varsóvia, 24 de fevereiro de 2022
Item 462
RESOLUÇÃO NORMATIVA DO CONSELHO DE MINISTROS
24 de fevereiro de 2022
Alteração do regulamento relativo ao estabelecimento de restrições, ordens e proibições específicas em ligação com a ocorrência epidêmica
Nos termos do art. 46a e dos pontos 1-6 e 8-13 do art. 46b da Lei de 5 de dezembro de 2008 relativa à prevenção e combate às infecções e doenças infecciosas nos seres humanos (Diário de Leis de 2021, item 2069 e 2120, bem como de 2022, item 64) fica ordenado da seguinte forma:
§ 1. Na Resolução Normativa do Conselho de Ministros de 6 de maio de 2021 sobre o estabelecimento das restrições, às ordens e proibições relacionadas com a ocorrência de uma epidemia (Diário de Leis n. 861, conforme alteração*) no § 2 secção 30 é aditado como se segue:
“30. As obrigações referidas no art. 2 e § 2a secção 1 não se aplicam às pessoas que atravessam a seção de fronteira da República da Polônia com a Ucrânia em relação a um conflito armado no território desse país.”
§ 2 A Resolução Normativa entra em vigor no dia seguinte ao do seu anúncio.
Pelo Conselho de Ministros: Mateusz Morawiecki

Janeiro:
15. O Bispo Dom Wiesław Lechowicz, que até agora tem sido bispo auxiliar da diocese de Tarnów e que por muitos anos exerceu a função de Delegado da Conferência do Episcopado da Polônia para a Pastoral dos Emigrados Poloneses, foi nomeado bispo campal do Exército da Polônia. A decisão do Santo Padre foi anunciada pela Nunciatura Apostólica na Polônia. Eis as palavras do novo bispo
campal: „Com humildade e obediência aceitei a decisão do Santo Padre Francisco, que me nomeou bispo campal do Exército Polonês. Neste tempo para mim excepcional, peço a oração de todos. Encaminho esse pedido diretamente àqueles com os quais estou ligado pelo meu atual ministério episcopal – que constituem a comunidade da diocese de Tarnów e a coletividade polônica. Recomendo-me especialmente à oração dos soldados, dos sacerdotes e fiéis do Ordinariato Campal, para que eu cumpra entre vós as tarefas a mim confiadas em espírito de serviço, com fé e amor diante de Deus, da Igreja, da Pátria e do Exército Polonês”. O novo bispo campal do Exército Polonês tem 59 anos. É bispo há mais de 14 anos, mais de 10 dos quais foram dedicados à função de Delegado da CEP para a Pastoral dos Emigrados Poloneses. Desde 2014 o seu escritório funciona junto à Secretaria da Conferência do Episcopado da Polônia em Varsóvia. Durante o seu ministério o Bispo Dom Wiesław Lechowicz empreendeu muitas iniciativas em prol da comunidade polônica e dos poloneses que vivem fora das fronteiras do seu país.Visitou com regularidade os núcleos polônicos e colaborou com organizações polônicas. Ele é também o idealizador dos Congressos Internacionais da Juventude Polônica e dos Congressos das Famílias Polônicas. O seu lema episcopal são as palavras: „In finem diligere” (Amar até o fim).

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]