Atividades




Efemérides anteriores



2017:

Invocando a bênção de Deus iniciamos nossas atividades polônicas no Brasil!

 

Junho:
09. Na Embaixada da Polônia em Brasília foi realizado um concerto do cantor polonês Michal Hochman. 
 

03-27. A partir de 3 de julho a Casa da Cultura Polônia Brasil em Curitiba oferece um curso intensivo de férias para quem não conhece o idioma polonês.  É um curso básico e apresentará o funcionamento da gramática polonesa, como os casos de declinação, verbos em geral, adjetivos e substantivos, vocabulário específico para saudações, cumprimentos, comidas, cores, dias da semana, meses, números, etc...  Nas aulas teremos também informações sobre a cultura polonesa: música, teatro, lendas, cozinha polonesa, cinema, história, poesia e literatura, geografia, personagens poloneses etc. O curso intensivo serve também como base para quem for continuar no curso semestral a partir de agosto. E para saber mais sobre a Casa da Cultura Polônia Brasil, favor acessar o link: http://poloniabrasil.org.br/

 
 
Maio:
25. Anunciamos sobre a nova edição do periódico "Polonicus". A diversidade de eventos, de aniversários históricos, bem como a riqueza das pesquisas de muitas pessoas contribuiu para que possamos apresentar mais um número do nosso periódico, que se mostra muito rico nas questões apresentadas. Alimento a esperança de que os prezados leitores encontrarão neste número de Polonicus muitos textos cujo conteúdo lhes despertará o interesse. Desejo-lhes uma prazerosa e enriquecedora leitura. Se alguém quiser ler este número da nossa revista, então clique neste link: www.polonicus.com.br/arqui…/pdf-pt-2017-05-28%2023-25-58.pdf
 
 
17. Na Sociedade Polônia no Rio de Janeiro a professora e artista plástica Agnieszka Cieslinska-Kawecka, da Academia de Belas Artes de Varsóvia, agraciada com diversos prêmios internacionais, realizou uma oficina de gravura. O programa da oficina era voltado para os elementos da arte polonesa do período entre guerras, isto é, durante os anos de 1919 a 1039. 
 
 
 
16. No Consulado Geral da Polônia em Curitiba realiza-se a reunião do Conselho Polônico. Marek Makowski - consul geral coordenou o encontro. Durante este encontro o pe. Zdzislaw Malczewski, SChr - membro do Conselho Polônico Consultivo junto ao presidente do Senado da Polônia fez um pequeno relato deste importante encontro em Varsóvia. 
 
 
12. Na Câmara Legislativa do Distrito Federal (Praça Municipal - Quadra 2 - Lote 5) em Brasília a Embaixada da Polônia organizou a exposição da arte polonesa “Trans-grafika”, de curadoria da Fundação M. Kazana. 
 
 
11. Na Embaixada da Polônia em Brasília realizou-se um concerto do artista polonês Jarek Wist. 
 
 
06. Na cidade de Veranópolis, Rio Grande do Sul, aconteceu setimo encontro da etnia polonesa. 
 
 
 
 
Abril:
27-29. No Senado da Polônia em Varsóvia realiza-se segunda reunião do Conselho Consultivo Polônico  junto ao Presidente do Senado. Um dos membros deste Conselho é o pe. Zdzislaw Malczewski, SCh - reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil. 
 
 
02. Sociedade Polonia do Rio de Janeiro promoveu um encontro poético para apresentar três poetas poloneses contemporâneos: Julia Hartwig, Ewa Lipska e Ryszard Krynicki. A leitura de poesia em polonês e português foi realizada por sócios e alunossob a coordenação de Tomasz Lychowski. Depois de sarau poéticofoi servido o pequeno cocktail.
 
 
Março:
31. Neste dia, mas no ano 1979, desembarcaram no Rio de Janeiro três jovens sacerdotes poloneses para atuar na pastoral polonesa no Brasil: Pe. Kazimierz Przegendza, Pe. Stanislaw Malysa e Pe. Zdzislaw Malczewski da congregação Sociedade de Cristo, fundada pelo Cardeal August Hlond, Primas da Polônia para acompanhar os imigrantes poloneses e seus descendentes. Já se foram 38 anos .... Quantas transformações aconteceram no Brasil e na sociedade polônica brasileira? Mas... a missão continua mesma. Gerações passam, a mensagem de Jesus permanece sempre nova e atraente... 
 
13. Foi realizada uma reunião no Consulado da República da Polônia em Curitiba, para discutir a criação e elaboração de um Boletim oficial, no formato de Agenda Cultural, que fará parte da Casa da Cultura, e que deverá ser on-line, com a periodicidade bimestral.
 
 
Fevereiro:
26. Há 90 anos o parlamento polonês aprovou oficialmente o Hino da Polônia. Foi escolhida uma canção dos soldados poloneses composta em 1797 por Józef Wybicki.
 
 
10. Na sede da Sociedade polono-brasileira Marechal Józef Pilsudski em Curitiba artista polonesa Bella Olejnik apresenta monodrama musical "Não me roube a alegria de viver"! 
 
 
01. o Papa Francisco aceitou a renúncia do governo da diocese Itabuna (Bahia) apresentada, por razão da idade, pelo bispo diocesano Dom Ceslau Stanula, CSsR. A partir deste dia Dom Ceslau torna-se bispo emérito. 
 
 

 

Janeiro:
31. A Congregação religiosa Sociedade de Cristo está assumindo a pastoral polonesa na Paróquia Santo Estanislau Bispo e Mártir em Curitiba. Desde o ínicio a Paróquia está sendo conduzida pelos sacerdotes da Congregação Verbo Divino (SVD).
 

30. Em Varsóvia, o Coronel Cássio Murilo Garcia Coutinho passou o cargo de Adido de Defesa e do Exército junto ao Governo da República da Polônia ao Coronel Aureo Ribeiro Vieira da Silva. 

 

19. No acidente aereo perto da Ilha Rasa - Paraty, no estado Rio de Janeiero, perdeu a vida o ministro do Supremo Tribunal de Justica (STJ) o ministro Teori ZAVASCKI. Nasceu no estado Santa Catarina e tinha 68 anos.  

 

10. Como já informamos, através de Facebook, está a disposição dos nossos Caros Amigos e Simpatizantes da realidade polono-brasileira nova edição da revista "Polonicus"! Se Você deseja ler este periódico, então clique aqui e boa leitura! 

 

06. Aos 83 anos, faleceu no hospital em Manaus - AM, o pe. Józef Maslanka, missionário palotino polonês, grande apóstolo da Divina Misericórdia, fundador da missão no Rio Negro. Que Deus Lhe conceda a plenitude de vida no Céu por tudo o que fazia para o bem do Povo de Deus na Amazônia!

Endereço

Porto Alegre-RS
Av. Presidente Franklin D. Roosevelt, 920 | CEP 90230-002

Contato

Tel.: (51) 99407-4242
(51) 3024 - 6504


email: revista@polonicus.com.br