Atividades




Efemérides anteriores



2017:

Invocando a bênção de Deus iniciamos nossas atividades polônicas no Brasil!

 

Novembro:
10. Foi assinado um importante Convênio  entre Universidade de Caxias do Sul – RS e a Universidade de Tecnologia de Łódź - Polônia envolvendo a área tecnológica e a engenharia química. Estavam presentes, da parte da UCS: o Reitor, Prof. Evaldo Antonio Kuiava, o coordenador de pesquisa, Prof. Dr. Guilherme Holsbach Costa, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação, a Prof. Dra. Janaina da Silva Crespo. Da parte da Univesidade de Łódź, o  vice-reitor,  Prof. Ph.D. Dariusz Bielinski. Presentes ainda o Sr. André Hamerski, vice-presidente da Braspol para o RS, que dispensou muito esforço para a concretização do Convênio, e a professora Fabíola Sartori. Este Convênio se soma aos 200 acordos de cooperação que a Universidade polonesa mantém com Instituições parceiras,no âmbito mundial.
 
 
 
Setembro:
15. Morre aos 85 anos o bispo emérito da Diocese de Três Lagoas (MS), Dom Izidoro Kosinski, CM.  Dom Izidoro estava internado há alguns dias no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba (PR). Já com a saúde debilitada pela idade, o quadro clínico de Dom Izidoro se agravou devido a um acidente ocorrido há alguns anos. 
 
 
Agosto:
03. No Rio de Janeiro (CCBB) iniciou 7ª mostra de cinema polonês. Serão exibidos 7 filmes e entrada é gratuita. A apresentação de filmes ficará até 13 de agosto.
 
 
Julho:
02. Foi publicado novo número do informativo 'Voz de Monte Claro" da Capelania Polonesa em Porto Alegre. Os polônicos, polono-brasileiros e Amigos da Capelania Polonesa receberam este periodico na Igreja Polonesa no domingo (9 de julho). Informativo foi também enviado para residência dos nossos polônicos na Capital Gaúcha via correio! Se algum polônico de Porto Alegre não esta recebendo este periódico, entre em contato conosco através do mail: revista@polonicus.com.br ou reitor@polska-misja.com.br
Se Você deseja ler este periódico então clique aqui: www.polska-misja.com.br/ar…/pdf-pt-2017-07-02%2012-23-52.pdf
 
 
 
Junho:
16. Grupo “Raciborzanie” da cidade Racibórz (região Silésia), na Polônia estava  em Porto Alegre. Na programação: às 10,30 – Santa Missa na Igreja Polonesa, ao meio dia - almoço na Sociedade Polônia e na parte de tarde foi bela apresentação deste grupo.
 
 
14-30. W Nova Petrópolis, w stanie Rio Grande do Sul, realizou-se 45 Festival Internacional de Folclore. Neste festival, além de vários grupos, apresentaram as danças: Grupo “Raciborzanie” da cidade Racibórz (região Silésia), na Polônia e também Grupo Folclôrico Polônes “Orzeł Biały” de Criciúma, de Santa Catarina.
 
 
02-13. Em Curitiba realiza-se 56 Festival Folclórico de Etnias. Local: Teatro Guaíra – Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto. Neste evento apresentam-se dois grupos polônicos de Curitiba:3 de Julho, às 20H30: Wisła – Grupo Folclórico Polonês do Paraná e 5 de Julho, às 20H30: Grupo Junak Folclore Polonês.
 
 
09. Na Embaixada da Polônia em Brasília foi realizado um concerto do cantor polonês Michal Hochman. 
 

03-27. A partir de 3 de julho a Casa da Cultura Polônia Brasil em Curitiba oferece um curso intensivo de férias para quem não conhece o idioma polonês.  É um curso básico e apresentará o funcionamento da gramática polonesa, como os casos de declinação, verbos em geral, adjetivos e substantivos, vocabulário específico para saudações, cumprimentos, comidas, cores, dias da semana, meses, números, etc...  Nas aulas teremos também informações sobre a cultura polonesa: música, teatro, lendas, cozinha polonesa, cinema, história, poesia e literatura, geografia, personagens poloneses etc. O curso intensivo serve também como base para quem for continuar no curso semestral a partir de agosto. E para saber mais sobre a Casa da Cultura Polônia Brasil, favor acessar o link: http://poloniabrasil.org.br/

 
 
 
Maio:
25. Anunciamos sobre a nova edição do periódico "Polonicus". A diversidade de eventos, de aniversários históricos, bem como a riqueza das pesquisas de muitas pessoas contribuiu para que possamos apresentar mais um número do nosso periódico, que se mostra muito rico nas questões apresentadas. Alimento a esperança de que os prezados leitores encontrarão neste número de Polonicus muitos textos cujo conteúdo lhes despertará o interesse. Desejo-lhes uma prazerosa e enriquecedora leitura. Se alguém quiser ler este número da nossa revista, então clique neste link: www.polonicus.com.br/arqui…/pdf-pt-2017-05-28%2023-25-58.pdf
 
 
 
17. Na Sociedade Polônia no Rio de Janeiro a professora e artista plástica Agnieszka Cieslinska-Kawecka, da Academia de Belas Artes de Varsóvia, agraciada com diversos prêmios internacionais, realizou uma oficina de gravura. O programa da oficina era voltado para os elementos da arte polonesa do período entre guerras, isto é, durante os anos de 1919 a 1039. 
 
 
 
16. No Consulado Geral da Polônia em Curitiba realiza-se a reunião do Conselho Polônico. Marek Makowski - consul geral coordenou o encontro. Durante este encontro o pe. Zdzislaw Malczewski, SChr - membro do Conselho Polônico Consultivo junto ao presidente do Senado da Polônia fez um pequeno relato deste importante encontro em Varsóvia. 
 
 
 
12. Na Câmara Legislativa do Distrito Federal (Praça Municipal - Quadra 2 - Lote 5) em Brasília a Embaixada da Polônia organizou a exposição da arte polonesa “Trans-grafika”, de curadoria da Fundação M. Kazana. 
 
 
 
 
11. Na Embaixada da Polônia em Brasília realizou-se um concerto do artista polonês Jarek Wist. 
 
 
 
06. Na cidade de Veranópolis, Rio Grande do Sul, aconteceu setimo encontro da etnia polonesa. 
 
 
 
 
Abril:
27-29. No Senado da Polônia em Varsóvia realiza-se segunda reunião do Conselho Consultivo Polônico  junto ao Presidente do Senado. Um dos membros deste Conselho é o pe. Zdzislaw Malczewski, SCh - reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil. 
 
 
02. Sociedade Polonia do Rio de Janeiro promoveu um encontro poético para apresentar três poetas poloneses contemporâneos: Julia Hartwig, Ewa Lipska e Ryszard Krynicki. A leitura de poesia em polonês e português foi realizada por sócios e alunossob a coordenação de Tomasz Lychowski. Depois de sarau poéticofoi servido o pequeno cocktail.
 
 
 
Março:
31. Neste dia, mas no ano 1979, desembarcaram no Rio de Janeiro três jovens sacerdotes poloneses para atuar na pastoral polonesa no Brasil: Pe. Kazimierz Przegendza, Pe. Stanislaw Malysa e Pe. Zdzislaw Malczewski da congregação Sociedade de Cristo, fundada pelo Cardeal August Hlond, Primas da Polônia para acompanhar os imigrantes poloneses e seus descendentes. Já se foram 38 anos .... Quantas transformações aconteceram no Brasil e na sociedade polônica brasileira? Mas... a missão continua mesma. Gerações passam, a mensagem de Jesus permanece sempre nova e atraente... 
 
13. Foi realizada uma reunião no Consulado da República da Polônia em Curitiba, para discutir a criação e elaboração de um Boletim oficial, no formato de Agenda Cultural, que fará parte da Casa da Cultura, e que deverá ser on-line, com a periodicidade bimestral.
 
 
Fevereiro:
26. Há 90 anos o parlamento polonês aprovou oficialmente o Hino da Polônia. Foi escolhida uma canção dos soldados poloneses composta em 1797 por Józef Wybicki.
 
 
10. Na sede da Sociedade polono-brasileira Marechal Józef Pilsudski em Curitiba artista polonesa Bella Olejnik apresenta monodrama musical "Não me roube a alegria de viver"! 
 
 
01. o Papa Francisco aceitou a renúncia do governo da diocese Itabuna (Bahia) apresentada, por razão da idade, pelo bispo diocesano Dom Ceslau Stanula, CSsR. A partir deste dia Dom Ceslau torna-se bispo emérito. 
 
 

 

 

Janeiro:
31. A Congregação religiosa Sociedade de Cristo está assumindo a pastoral polonesa na Paróquia Santo Estanislau Bispo e Mártir em Curitiba. Desde o ínicio a Paróquia está sendo conduzida pelos sacerdotes da Congregação Verbo Divino (SVD).
 

 

30. Em Varsóvia, o Coronel Cássio Murilo Garcia Coutinho passou o cargo de Adido de Defesa e do Exército junto ao Governo da República da Polônia ao Coronel Aureo Ribeiro Vieira da Silva. 

 

19. No acidente aereo perto da Ilha Rasa - Paraty, no estado Rio de Janeiero, perdeu a vida o ministro do Supremo Tribunal de Justica (STJ) o ministro Teori ZAVASCKI. Nasceu no estado Santa Catarina e tinha 68 anos.  

 

10. Como já informamos, através de Facebook, está a disposição dos nossos Caros Amigos e Simpatizantes da realidade polono-brasileira nova edição da revista "Polonicus"! Se Você deseja ler este periódico, então clique aqui e boa leitura! 

 

06. Aos 83 anos, faleceu no hospital em Manaus - AM, o pe. Józef Maslanka, missionário palotino polonês, grande apóstolo da Divina Misericórdia, fundador da missão no Rio Negro. Que Deus Lhe conceda a plenitude de vida no Céu por tudo o que fazia para o bem do Povo de Deus na Amazônia!

Endereço

Porto Alegre-RS
Av. Presidente Franklin D. Roosevelt, 920 | CEP 90230-002

Contato

Tel.: (51) 99407-4242
(51) 3024 - 6504


email: revista@polonicus.com.br